15 de setembro de 2014

Fui doadora de rim viva


FUI DOADORA DE RIM E NÃO É TÃO COMPLICADO COMO MUITOS PENSAM

*Eu Iara do Bendito Açúcar Iara Bolos, estou relatando minha experiência e quem sabe com a minha história poder ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema.
Pois acredito que o resultado foi muito positivo, além das minhas expectativas.
E esclarecer preconceitos e a falta de informações.

Oi pessoal, muitos estavam estranhando a minha sumida do facebook e bdo blog.
Um dos motivos é que estava sem tempo de postar fotos, mas respondendo in box , e-mails,desenhando, modelando, enfim trabalhando.
E qual foi o principal motivo de minha ausência ?
Em março de 2014, fui doadora de rim. 
Foi um S U C E S S O , minha recuperação rápida, mas com algumas cautelas é claro,afinal operação é operação, quem me conhece sabe que sou ligada na tomada 220W, e n t ã o ...kkkk , o Drº Guilherme falou, vai com calma Iara , sei que vc está boa mas não exagere, o pós operatório é muito importante , rssss. 
Agora levando uma vida normal, só evitando carregar muito peso, estou correndo pra lá e pra cá como sempre fiz e quem é confeiteira ou boleira sabe muito bem como a vida da gente é corrida. Minha recuperação foi muito rápida,fui internada no domingo a noite, operada na2ªfeira de manhã, tive alta do hospital na 5ª feira e no sábado já estava trabalhando sentada, mas claro não estava com a mesma agilidade e nem poderia , mas me saí bem .
Doei para o meu concunhado que estava com problema crônico renal nos 2 rins. Já fazendo hemodiálise (aparelho que substitui a filtragem do rim) a mais de 4 anos (3 vezes por semana com demora de 4h cada hemodiálise), é muito tempo,ele praticamente não tinha vida própria, só quem vive este drama na pele e seus familiares sabem como esta doença é desgastante, cansativa e estressante, mas como falava para os envolvidos , """ainda bem que existe a hemodiálise E SE TEM A CHANCE DA DOAÇÃO RENAL ONDE HÁ ESPERANÇA COM CERTEZA A CURA CHEGA.
Imaginem, ele não podia beber água, sucos, líquidos e naquele calor insuportável, como é viver sem poder tomar uma água ou suco geladinho? Não conseguir fazer xixi? Não poder comer as coisas mais triviais do dia dia e nem pensar naquelas muito gostosas! Até poderia comer, mas tudo fervido em 3 trocas de águas, banana fervida (ecaaa) ,maçã fervida ,mamão ou melão fervidos, verduras fervidas,tudo sem sal ou sem açúcar e por aí vai...

E é aí onde quero chegar, a doação renal de doador morto ainda é o maior índice de transplantes, muitas vezes a espera é lonngaaaaa e pode chegar a 10 anos e as vezes o doente não consegue esperar tanto tempo, pois infelizmente seu organismo vai se debilitando dia após dia e isso é muito triste principalmente para os mais próximos.

Como doadora , estou dando meu depoimento, para a doação não é preciso ser parente de sangue, isso muitos ainda não sabem.
Antes de saber se podemos doar fazemos o exame de compatibilidade e se o resultado for de 51% compatível com o receptor já temos grande chance de sermos doadores.
Só para vcs terem uma ideia , não tenho o mesmo sangue que meu concunhado, mas o resultado de nossos exames foi mais de 90% de compatibilidade.
O Drº Guilherme nos falou que acontece doações de rim com doador vivo sendo de um amigo, ou igual meu caso de concunhado para concunhado, houve um caso que o vizinho que doou e por aí vai, não é necessário ser de parente de sangue, mas se for é melhor ainda.

***FATO É : Se a pessoa tem saúde perfeita , com certeza pode ser doador vivo e viver normalmente com 1 rim só.***

Me perguntaram ,como vc fez com seu trabalho??? Olha pessoal, antes da operação ,nos unimos e entramos em comum acordo sobre a ajuda antes da operação e principalmente no pós operatório, todos os envolvidos nos ajudaram, o pensamento positivo e orações eram tão intensas, que tudo que aconteceu foi graças a força de vontade de ajudar e ver o meu concunhado melhorar e claro eu me recuperar. Deus nunca nos abandona e esteve e está mais próximo ainda. Nesta caminhada encontrei verdadeiros amigos, que não esperava que me ajudassem tanto. E vários obstáculos, pois na vida não são só flores. 

*** Essa doação foi totalmente altruísta.
Muitos acham que atrás de cada ato de um ser humano, queremos algo em troca ou estamos devendo alguma coisa.
É uma grande pena que ainda o ser humano pense e aja assim, só por interesses , troca de favores ou ganhando algum bem material !!! Se temos a possibilidade de ajudar um próximo, pq não??? Dá trabalho ? Claro que sim ! Mas o que não dá trabalho? Principalmente para mudar uma situação e sair daquela que achamos Zona de Conforto. Com certeza , para melhorarmos uma situação, seja na saúde, na educação, nos relacionamentos ,no trabalho , na reforma de uma casa é necessário esforço, paciência , boa vontade , amor ao próximo e determinação ! ***

Sempre falo para os meus filhos ,SE COLOQUE NO LUGAR DA PESSOA ! A vida é uma caixinha de surpresas, só sei o que vivi e estou vivendo mas não sei do amanhã, é claro colho os frutos dos meus atos, precisamos nos cuidar, precavermos. Mas e o inevitável, o imprevisível, o que não temos explicação??? Quando acontecem coisas inesperadas, ficamos tristes, carentes, sem esperanças e é nessas horas que como uma ajuda é bem vinda em todos os sentidos, seja uma palavra amiga, uma oportunidade oferecida, uma ajuda para crianças que perderam seus pais ou aquelas muito carentes (uma contribuição nos estudos, na parte alimentar, na saúde, um pouco de carinho) , ou até ser um doador de sangue ou órgão. Olha pessoal estamos vivendo num Mundo que não sei como ficará, tenho filhos, creio eu que logo terei netos e com certeza quero deixar um mundinho melhor para quem ainda está por vir.

***Esta doação só foi possível graças ao apoio incondicional de meu marido Makoto e filhos Aline, Letícia , Gustavo e o namorado de minha filha o Dennis que conseguiram me substituir enquanto estive internada e no pós operatório principalmente, pois não paramos de trabalhar.

***Agradeço do fundo do coração aos meus sobrinhos,Jimmy e família, Katsunori , Lina e família, Livia e família, vcs me ajudaram muitoooo , descobri ótimos confeiteiros e como havia falado: quando vcs quiserem vou contrata-los. E vc minha querida Mônica Kinho , que tbm vivenciou o transplante renal em sua família, me dando muitos conselhos e tendo paciência com minhas dúvidas, muito muito obrigada.

E nosso querido médico nefrologista Drº Guilherme Granzotto Neto que sempre nos auxiliou em nossas dúvidas, nos confortou , tratou nos com muito respeito e carinho e estava na cirurgia com toda a equipe médica responsável o Drº Minori, Drº Luis , Drº Aureo e muitos outros médicos pois sei que foram mais de 15 especialistas; os anestesistas; os profissionais da assistência social, psicólogas; enfermeiros ,auxiliares , as voluntárias que nos ajudaram muito, as freiras e madres (umas gracinhas) e claro o Hospital Santa Marcelina onde tudo foi possível e aconteceu !!!

Quem ficou com dúvidas, pode deixar um recadinho, assim que possível responderei.

Ainda o melhor esclarecimento é procurar o Hospital Santa Marcelina, ou Hospital do Rim e também Hospital das Clínicas
São os 3 principais hospitais referência da grande São Paulo para a realização do transplante renal.

**Ps : Hoje fazem exatamente 6 meses e 5 dias que o transplante aconteceu.
Meu concunhado está ÓTIMO !!! Ele está conseguindo levar uma vida quase normal, pois ainda tem pequenas restrições alimentares, mas com a certeza de um futuro bem melhor. E seu bem estar refletiu muito, levando mais esperança e alegria a toda sua família , familiares e amigos. ^.^

Nenhum comentário:

Postar um comentário